Designação do projeto: Blocos de poliestireno expandido com incorporação de perfis metálicos: desenvolvimento de solução para lajes aligeiradas.

Código do projeto: CENTRO-01-0247-FEDER-022279

Objectivo principal: Desenvolvimento de blocos de poliestireno expandido com a integração de perfis metálicos no seu interior, garantindo uma resistência mecânica adequada para suportar cargas durante a fase de construção, evitando a utilização de cofragem integral na zona da laje.

Região de Intervenção: nacional

Entidade beneficiária : POLIBOX – INDÚSTRIA DE POLIESTIRENOS, LDA

Data da aprovação: 30/11/2016

Data de início: 11/01/2017

Data da conclusão: 10/01/2018

Custo total elegível: 20.000,00 Euros

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 15.000,00€

A Polibox, Lda. localiza-se em Meirinhas - Concelho de Pombal, foi constituída em 2003 e dedica-se ao fabrico de poliestireno expandido (EPS).

A Polibox possui gama alargada de produtos de poliestireno expandido com marcas próprias utilizados essencialmente na Construção Civil e Obras públicas.

A empresa identificou como necessidade/oportunidade a possibilidade de oferecer aos seus clientes um novo produto inovador - blocos de poliestireno expandido com a integração de perfis metálicos no seu interior, que garantam uma resistência mecânica adequada para suportar cargas durante a fase de construção (betonagem das lajes, dos pavimentos e coberturas) evitando, assim, a utilização de cofragem integral na zona da laje.

O produto idealizado terá enorme utilidade para o setor da construção pois permitirá melhorar o tempo de execução da empreitada e o aumento de isolamento térmico, relativamente às lajes aligeiradas convencionais, como dispensará o uso de cofragem, apresentará benefícios em termos de custos, tempo de preparação (execução) e desperdícios.

Neste enquadramento pretende adquirir serviços de consultoria de I&D que contemplam o estudo e desenvolvimento da melhor geometria dos blocos, a melhor forma de integração dos perfis metálicos, um processo de fabrico simples, a investigação ao nível da síntese de novos polímeros de base terpénica. Pretende-se, assim, que o estudo se baseie nas seguintes atividades/fases de I&D:

- Definição de geometrias dos blocos adequadas a cada tipo de laje, sobretudo em função do vão a vencer e das cargas a suportar, assim como para otimizar o seu comportamento térmico;

- Estudo da resistência mecânica do bloco com a incorporação do perfil metálico, com recurso a modelação numérica e a uma campanha de validação experimental;

- Desenvolvimento de ferramenta de apoio ao dimensionamento mecânico de lajes, para suportar o trabalho dos projetistas;

- Desenvolvimento de modelos de cálculo para a avaliação do comportamento térmico de cada uma das soluções desenvolvidas.

A Polibox entende que o desenvolvimento deste projeto é estratégico, pois permitirá à empresa produzir e oferecer ao mercado um novo produto de caráter inovador e diferenciador que contribuirá para aumentar o seu volume de negócios nos mercados, nacional e internacional.

  Publicado em 15/11/2017